Tipos de clientes e suas características!

Tipos de clientes

Acreditar que seus consumidores funcionam da mesma forma e que a mesma estratégia de venda vai dar certo para todos é um dos maiores erros dos empreendedores! Por isso, é muito importante você conhecer os 5 tipos de clientes e parar de desperdiçar tempo com esforços inúteis.

Certamente, você já percebeu que, apesar de o seu público ser o mesmo, os consumidores possuem comportamentos diferentes: enquanto um cliente é mais detalhista, outro pode ser mais indeciso. Portanto, existe uma estratégia de venda mais correta a ser adotada, que pode te trazer melhores resultados!

Para saber mais sobre os 5 tipos de clientes e como abordar corretamente seu consumidor, continue a leitura deste artigo exclusivo que o Zap Envio preparou para vocês! 

Tipos de clientes e o comportamento do consumidor

Primeiramente, antes de falarmos sobre os 5 tipos de clientes, precisamos aceitar que existe uma coisa chamada comportamento do consumidor! Além disso, é preciso compreender que maneira como as pessoas interagem com as compras e seu desejo de consumo também pode mudar de acordo com a evolução da sociedade.

Portanto, em um mesmo público podem existir comportamentos diferentes! Se você é um vendedor de vinhos, certamente possui aquele cliente mais negociador, que sempre busca vantagem, ou mesmo aquele mais decidido que sabe o que quer e como quer.

Apesar de ambos terem o mesmo objetivo de compra, eles são tipos de clientes diferentes, sendo necessário que a abordagem seja feita de forma específica para cada caso! Por isso, saber como identificar e lidar com o comportamento do consumidor te garante mais resultados e vendas no final do dia.

Para saber quais são os 5 tipos de clientes mais comuns que encontramos em nossa rotina, continue a leitura deste artigo!

Os 5 tipos de clientes

Certamente, você já se deparou com clientes que possuem personalidades de compra diferentes. Pode ser que você tenha mais resultados com um consumidor indeciso, enquanto um mais decidido possa te trazer mais dificuldades na hora de efetuar a venda!

Por isso, é importante saber identificar os tipos de clientes e adotar as estratégias corretas e mais adequadas para cada personalidade. Por exemplo:

O Indeciso

Este cliente indeciso ainda não está certo com relação à compra, e está em um momento de pesquisas e descobertas! Certamente, ele estará buscando opiniões de outros compradores e até pesquisando em outras lojas. Por isso, o ideal é que ao identificar esse tipo de cliente, você dê mais atenção e ajuda para as suas dores e necessidades!

O decidido

Diferente do nosso amigo acima, esse tipo de cliente sabe muito bem o que quer! Com certeza ele já fez toda a pesquisa necessária e está ciente das vantagens e benefícios dos produtos (ou até mesmo dos preços da concorrência). Portanto, o atendimento precisa ser objetivo, prático e ágil e com grande conhecimento do que está sendo ofertado!

O negociador

Quem nunca se deparou com aquele tipo de cliente que sempre pede um desconto ou tenta levar dois pelo preço de um? Isso mesmo, esta personalidade é chamada de cliente negociador. Por isso, saiba que sempre que for possível, ele tentará buscar algum tipo de vantagem antes de efetuar a compra!

Neste caso, o ideal é oferecer algo para o consumidor. No entanto, fique sempre atento para não exagerar e sair no prejuízo! O cliente negociador pode ser muito persuasivo quando quer.

O detalhista

Este tipo de cliente vai demandar muito tempo e conhecimento sobre o seu produto! Para o detalhista, a compra só é efetuada quando todas as suas dúvidas tiverem sido respondidas e de acordo com sua expectativa. Portanto, pode ser um consumidor um pouco difícil de lidar, mas que pode ser fidelizado com mais facilidade se ele sair satisfeito!

O sem pressa

Certamente, a palavra-chave para este tipo de cliente é paciência! Ele sabe que precisa realizar a compra, mas fará quando for necessário e realmente estiver no tempo ideal. Por isso, quando identificar essa personalidade, não insista em cobrar uma resposta ou apressar sua decisão! No entanto, sempre o mantenha informado sobre sua loja, produtos, promoções etc.

Concluindo, tenho certeza que ao ler os tópicos acima, você relembrou diversas situações que já vivenciou com os clientes em sua empresa! Portanto, coloque em seu planejamento a necessidade de lidar com seus consumidores de forma diferente, de acordo com os tipos de clientes e suas características.

Os tipos de clientes e o Zap Envio

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